Restaurante em São Paulo Vovô Ali Foto tiago queiroz

10 restaurantes em São Paulo para você viajar pela culinária

Selecionamos 10 restaurantes em São Paulo, que trabalham com diversos tipos de culinária, com opções vegetarianas e veganas, para que você possa viajar pelos sabores sem sair da cidade.

Restaurante Pop Vegan

Restaurante em São Paulo Pop Vegan
Pizza de Peperoni do Restaurante Pop Vegan // Foto: Pop Vegan

A missão da casa já está no nome: uma parte dos antigos sócios do restaurante Barão Natural se juntaram para oferecer comida barata e de boa qualidade vegana. Foi aí que nasceu o Pop Vegan, que está sempre lotado. Pudera, às segundas-feiras, fortalecendo a campanha internacional Segunda Sem Carne, o restaurante oferece o buffet à vontade por 10 reais. Nos demais dias da semana, sai pela bagatela de 15 reais e aos finais de semana, por 18 reais.

À noite, a estrela da casa são as pizzas veganas, que custam por volta de 30 a 60 reais. Recomendo muito a de marguerita com queijo especial NoMoo.

Não deixem de provar o sorvete da sereia! Sério, a combinação de hibisco com limão é de tomar agradecendo.

S E R V I Ç O

Telefone:  (11) 2157-4358

Endereço: R. Fernando de Albuquerque, 142/144 – Consolação

Horário de Funcionamento: De segunda-feira, das 11h30 às 15h. De terça a sexta-feira, das 11h30 às 15h e das 18h às 23h. De sábado, das 11h30 às 16h, das 18h às 24h. De domingo, das 18h às 23h.

 

Restaurante Chinês Hong He

Restaurante em São Paulo Hong He
Restaurante em São Paulo Hong He // Foto: Ela é vegetariana

Com unidades em bairros como Liberdade, Moema e Paraíso, o Hong He apresenta um show à parte com a cozinha envidraçada na Rua da Glória em que é possível ver a massa sendo preparada ali na hora. As porções são bem servidas e baratas. É o tipo de lugar que você vai levar aquela marmita para cara.

O diferencial da casa é um cardápio com páginas de opções vegetarianas e veganas. Como não amar?

S E R V I Ç O

Telefone:  (11) 32751986

Endereço: Rua da Glória, 622 – A – Liberdade

Horário de Funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 11h30 às 15h, das 18h às 22h30. De sábado, domingo e feriados, das 11h30 às 22h30.

 

Restaurante Libanês Vovô Ali

Restaurante em São Paulo Vovô Ali Foto tiago queiroz
Fachada do Restaurante Vovô Ali// Foto: Tiago Queiroz/Estadão

 

O Vovô Ali é um dos meus restaurantes de culinária árabe preferido da cidade tem um excelente custo-benefício. Você consegue comer bem por um valor econômico, algo entre 20 e 30 reais. Em meio ao tradicional e decadente Largo do Arouche, ele é um dos restaurantes que vieram para movimentar a região, junto com o Riconcito Peruano.

Recomendo experimentar o combo de pastinhas com hommus, babaganush (uma delícia de gostinho defumado), coalhada seca e tabule. Você pode pedir pra substituir o kibe cru e a kafta que estão inseridas no combo por uma das pastinhas e por falafel.

Conduzido por uma família muçulmana libanesa, é o lugar que vai te fazer sentir em casa e sair de lá um pouco defumada(o). Não deixe de provar a pasta de alho, feita com sete especiarias, entre elas, zaatar e cardamomo.

 

S E R V I Ç O

Telefone:  (11) 3331-7509

Endereço: Al. Barão de Limeira, 608 – República

Horário de Funcionamento: Fechado aos domingos. De segunda a sábado, das 8h às 20h.

 

Restaurante Vietnamita Bia Hoi

Restaurante em São Paulo Bia Hoi Pub
Mung Bean: bolinhos de feijão moyashi com tapioca // Foto: Bia Hoi Pub

O Bia Hoi, de comida vietnamita, se instalou numa das ruas mais abandonadas do centro por ser ponto de prostituição, apesar da ótima localização. Porém, tendo como vizinhos a Casa do Baixo Augusta e o Matilha Cultural, não há como não trazer gente bacana para a região.

Indico a creme brulée de jaca e a kombucha para acompanhar. O custo da refeição sai em torno de 50 a 70 reais.

 

S E R V I Ç O

Telefone:  (11) 3151-2508

Endereço: R. Rêgo Freitas, 516 – República

Horário de Funcionamento: Fechado às segunda-feiras. De terça a quinta-feira, das 12h às 14h30, das 19h às 23h30. Sexta-feira e sábado, das 12h às 23h30. Domingo, das 12h30 às 17h.

 

Lanchonete Hot Pork

Restaurante em São Paulo Hot Pork Coisos on the go
Restaurante em São Paulo Hot Pork, com a opção Not Pork na imagem// Foto: Coisos on the go

Queridinho dos hipsters, o Hot Pork do famoso chef Rueda, responsável pela bombada Casa do Porco, movimentou uma região trash do Baixo Centro, próximo à duvidosa balada LoveStory. Com uma decoração circense, a lanchonete trabalha com 2 opções de cachorro quente, o Hot Pork e o Not Pork, com guarnição de batata chips.

Obviamente, só experimentei a opção vegetariana, Not Pork, que tem como estrela a salsicha feita a partir de um mix de cogumelos e tofu. Se eu não me engano, o valor do cachorro-quente é de 15 reais e você pode escolher uma bebida para acompanhar e batata chips. Em tempo, não existem refrigerantes tradicionais, mas uma linha de orgânicos.

Recentemente, eles criaram a Sorveteria do Centro, o lugar mais instagramável ever, que serve combinações de sorvetes surpreendentes e tem levado uma fila para a região.

Saiba mais sobre o Hot Pork nesta matéria do Coisos On the Go.

S E R V I Ç O

Telefone: (11) 3129-8735

Endereço: R. Bento Freitas, 454 – Campos Elíseos

Horário de Funcionamento: Todos os dias, das 12h às 23h.

 

Restaurante Planeta’s

restaurante em São Paulo planeta's by caio estudio manus
Restaurante em São Paulo Planeta’s // Foto por Caio Estudio Manus/ Flickr

Tradicionalíssimo entre os artistas da Praça Roosevelt, o Planeta’s era um restaurante que pela fachada, eu não dava bola. Este ano, eles tiveram uma reforma e a parte externa ficou uma graça, preservando a vibe do lugar. Fui uma vez só e me dá aquela saudade.

Levei minha mãe para comemorarmos o aniversário da minha avó. Elas amaram o lugar e reconheceram várias celebridades dos anos 80 e 90, que eu não faço a mínima ideia. Tudo tem uma vibe parada no tempo, os garçons são senhores acima de seus 60 anos, com os cabelos branquinhos e uniformes finos da década de 90.

Um ponto a se destacar é que as porções são muito bem servidas mesmo. Apesar de ter perguntado para um dos garçons antes de comprar e ele ter considerado que éramos mais comilonas do que somos, sobrou bastante comida. Pedi um prato para as duas e outro para mim, já que as duas queriam comer carne e nesse caso, optaram por camarão. Escolhi uma massa conchiglione (aquela que parece uma conchinha) recheada de queijo com molho de manteiga e nozes. (Eike saudade!). Vi poucas opções vegetarianas, mas me satisfiz bastante com o que comi. Para vocês ter uma ideia, cada uma comeu, repetiu o prato e levamos para casa. Consegui fazer duas refeições ainda com o que sobrou e dona Maria, minha avó, comeu a sua parte em casa.

Por outro lado, os pratos são caros, então, eles são a partir de 70. A nossa conta deu cerca de 200 reais com um refrigerante, dois sucos, dois pudins e dois pratos principais. Pensando o quanto rendeu os pratos principais, acredito que foi um custo-benefício tão bom, que posso considerar barato. Mas isso é relativo e tem a ver com o seu budget.

S E R V I Ç O

Telefone: (11) 3256-5330

Endereço: Rua Martinho Prado, 212

Horário de Funcionamento: De domingo à quinta-feira, das 12h a 1h30; sexta-feira e sábado, das 12h às 2h30.

 

Restaurante Vegetariano Nutrisom

centro de são paulo
Vista desde a janela do Nutrisom, o viaduto 9 de julho no centro de São Paulo

 

Um dos restaurantes vegetarianos mais tradicionais na cidade, o Nutrisom já apareceu por aqui, pois é um dos meus restaurantes preferidos e apresenta um ótimo custo-benefício.  O buffet variado conta com uma oferta maior de pratos ovolactovegetarianos e algumas opções veganas.

Entre saladas, sopas, massas, risotos, legumes, sobremesas, sucos e chás, você paga um valor fixo para se servir à vontade. Dentre os pratos servidos, recomendo muito o brigadeirão, a palha italiana, o cuscuz de legumes, dadinhos de tapioca com geleia de pimenta, o conchiglione de 4 queijos (sim, o molho é natural e mega pedaçudo).

Conduzido por uma família adventista, ele não abre aos sábados por motivos religiosos. Você deve pagar entre 30 e 40 reais pela refeição (atualizado em 2018)

 

S E R V I Ç O

Telefone:   (11) 3255-4263

Endereço: Viaduto Nove de Julho, 160 – Sobreloja – Bela Vista

Horário de Funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 11h às 15h15. Fechado aos sábados. Domingo, das 11h30 às 16h.

 

Restaurante Francês La Tartine

Restaurante em São Paulo la tartine
Vista do salão do Restaurante La Tartine // Foto: Thaís Carneiro

O restaurante La Tartine é um dos meus restaurantes preferidos da vida, não só pela comida, mas pelo ambiente também. Sou completamente apaixonada pelo filme o Fabuloso Destino de Amélie Poulain e a Paris que eles ambientam ali. Como não conheço a França, não consigo dizer se é fiel aos bistrôs parisienses. O que importa é que um lugar com uma decoração vintage, fofa, iluminação baixa e um ar aconchegantes que a gente gosta.

Eles funcionam na hora do almoço e do jantar. Recomendo o almoço para quem quer economizar e fugir da muvuca. A refeição é mais barata, pois você pode optar pelo menu executivo que inclui entrada, prato principal, sobremesa e uma taça de vinho por 50 reais (atualizado em 2018).

Por outro lado, o jantar tem toda uma ambientação romântica e você deve chegar cedo para não ter que enfrentar uma fila de espera. Prefira chegar por voltas das 19h30, logo quando abre. Caso você consuma mais ou menos o mesmo que está incluso no menu executivo do almoço à noite, você deve gastar entre 70 e 80 reais.

Existem poucas opções para vegetarianos, mas dentre elas destaco a quiche de roquefort que combina maravilhosamente bem com a salada acompanhada de nozes e um molho de mostarda dijon, as torradinhas de queijo de cabra de entrada e profiteroles com sorvete.

Na saída, não esqueçam de levar pra casa o saquinho de madeleines pra viagem. São deliciosas e custam 12 reais.

 

Uma vegetariana em São Paulo: La Tartine

Uma vegetariana em São Paulo: Maoz, La Tartine e o Exquisito

 

Restaurante em São Paulo la tartine
Quiche de roquefort com salada e nozes // Foto: Thaís Carneiro

S E R V I Ç O

Telefone: (11) 3259-2090

Endereço: R. Fernando de Albuquerque, 267

Horário de Funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 19h30 a 0h30; de sábado e domingo, 12h30 às 17h e 19h30 a 0h30.

 

Restaurante Indiano Gulab Hari

Restaurante em São Paulo Gulab Hari
Restaurante em São Paulo Gulab Hari //Foto: Rota Veg

O nome antigo do Gulab Hari mudou mas a comida continua deliciosamente a mesma! Após a divisão do restaurante Gopala Prasada, surgiram os restaurantes Gopala Madhava e Gopala Hari, o que acabava gerando uma certa confusão em relação aos locais, pois o cardápio é bem parecido.

Chegar ao restaurante é mergulhar em um universo paralelo. Logo na entrada, uma escadaria salpicada de rosas vermelhas e um Ganesha gigante te recebem. Apesar de sempre haver fila no local, o atendimento é rápido e eficaz.

São oferecidos dois menus com entrada, prato principal, suco e sobremesa por um valor fixo, baseado na culinária indiana lactovegetariana. Você pode consultar as opções pelo site, caso você já goste de pensar as opções antes. Em tempo, é possível escolher dois tamanhos diferentes. Caso você peça o combo grande, é possível pedir que ele venha com os dois tipos de menu em porções menores para experimentar mais. Já conto pra você que o tamanho menor já satisfaz bastante.

Diferentemente do Gopala Madhava, o Gulab Hari aceita pagamento em cartão também. A sua refeição ficará entre 30 a 40 reais (atualizado em 2018).

 

S E R V I Ç O

Telefone:  (11) 3283-1292

Endereço: R. Antônio Carlos, 429 – Consolação

Horário de Funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 11h30 às 15h. Sábado, das 11h45 às 15h. Fechado aos domingos.

 

Quintal do Centro

quintal do centro restaurante em são paulo
Fachada do Quintal do Centro, que abriga uma floricultura e um café // Foto: Quintal do Centro

 

O Quintal do Centro é uma fofura que nasceu a partir do seu irmão, Jardin Cafeteria, ambos abrigam na entrada uma floricultura a preços justos com uma estética fora do convencional. A comida do café é boa e barata, sendo que o clássico coado, sai por volta de 2 a 3 reais num copo americano e vem acompanhado de um amendoim. Sou apaixonada pelo brigadeiro de churros e de chocolate amargo. De salgados, vá de wrap de pesto ou empada de 4 queijos.

S E R V I Ç O

Endereço:  R. Barão de Tatuí, 95 – Vila Buarque

Horário de Funcionamento: Segunda a sábado, das 11h às 19h.


Acompanhe o Mulheres Viajantes por aqui também!

Facebook: facebook.com/projetomulheresviajantes

Instagram: @mulheres.viajantes

Youtube: https://www.youtube.com/mulheresviajantes

Pinterest: https://br.pinterest.com/mulheresviajantes/

Se estiver em busca de hospedagem, aproveite o nosso link do Airbnb para conseguir um desconto de 100 reais em sua primeira viagem: www.airbnb.com.br/c/tcarneiro11

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.