Gabi Torrezani e Fabia Fuzeti do Estrangeira Viagens

  • O que é viajar para vocês?

Para nós viajar é ser feliz. É quando nos sentimos realmente vivas, aproveitando esse mundo, conhecendo, aprendendo…

 

 

  • Vocês acreditam que o fato de serem mulheres influencia de algum modo a experiência como viajante?
Fabia e Gabi no Cairo, Egito, na sua primeira viagem juntas (2014)

Sim, com certeza. Essa é uma pergunta complexa para responder, porque estando inseridas em uma sociedade patriarcal, é impossível pensar que o fato de sermos mulheres não influenciaria nas experiências de viagem. Não necessariamente são influências ruins, mas só o fato de sermos vistas como “mulheres que viajam sozinhas”, quando sempre viajamos as duas JUNTAS, já mostra como as pessoas enxergam mulheres que viajam desacompanhadas de homens.

Nas viagens, a depender do destino, podemos sentir mais ou menos o “peso” de sermos mulheres viajantes. Em algumas cidades ou países parece não haver tanta diferença, existe menos medo de assédio, por exemplo. Em outros nos sentimos alerta 100% do tempo.

Por outro lado, o fato de sermos mulheres viajantes já nos conectou com muitas outras mulheres na mesma situação. Assim se cria uma rede cada vez mais forte de “minas que viajam”. Cresce também o grupo de mulheres que produzem conteúdo sobre isso, como você. Assim podemos desmistificar o estereótipo, perigos e desvantagens de se viajar sozinha.

 

 

  • Há alguma experiência de viagem que se destaca e vocês a consideram mais especial?
Fabia no Vietnã, na sua viagem sozinha de redescobrimento pessoal. (2012)

Somos duas, então vamos responder separadamente.
Fabia: Eu fiz uma viagem de 2 meses pela Ásia em 2012 que foi muito importante para mim pois meu marido havia falecido num acidente de moto. Eu vivi um ano muito difícil e meu primeiro grande projeto sozinha foi essa viagem. Não apenas para me dar um foco, para voltar a ter um projeto, mas também como um processo de redescobrimento. Depois de 16 anos em casal, a gente acaba se confundindo com o parceiro. Essa viagem foi para me reencontrar. E escolhi a Ásia por ser uma cultura diferente, mais focada no “ser” e não no “ter”, por eles lidarem com a morte de outra maneira. Nesses 2 meses passei pelo Laos, Vietnã, Camboja, Tailândia, Japão e China. Foi maravilhoso e voltei para casa pronta para viver novamente.

 

Gabi: Para mim, a viagem mais significativa foi a primeira que fiz junto com a Fabia, em 2014. Ficamos 3 dias em Londres e depois 15 dias no Egito, explorando diversas cidades. Foi um marco importantíssimo na minha vida pessoal e também no nosso relacionamento. Já estávamos juntas há quase um ano, mas sinto que foi depois dessa viagem que o relacionamento se solidificou e que nos sentimos prontas para ficar juntas pra sempre. Logo que voltamos para o Brasil fomos morar juntas, nos casamos e até fizemos um documentário sobre o casamento homoafetivo no Brasil. Essa viagem foi difícil pelo destino, já que no Egito é complicado ser mulher e proibido ser homossexual. Então passamos 15 dias divididas entre uma beleza extraordinária e o medo constante. Não podíamos nos beijar vendo uma paisagem incrível, nem demonstrar afeto e nem dormir em camas de casal nos hotéis. Mesmo com toda a dificuldade e estresse que esse tipo de medo causa, nós duas voltamos mais fortes e nos amando mais ainda.

 

 

  • Como surgiu a ideia de criar o blog?
Fabia e Gabi em Londres (2015)

A Fabia viaja constantemente desde 1997, às vezes sozinha e às vezes acompanhada. Como ela é fotógrafa, sempre obteve pedidos de amigos de registrar as viagens em um livro ou algum outro tipo de suporte, mas isso nunca aconteceu. Em 2014, fizemos nossa primeira viagem juntas, para Londres e depois Egito, que foi inclusive um marco muito especial no nosso relacionamento. Quando voltamos, resolvemos juntas lançar o blog Estrangeira para finalmente registrar todas as nossas experiências de viagem. No início era um hobby mas logo se transformou no nosso segundo trabalho, e desde então estamos profissionalizando cada vez mais o Estrangeira.

Fabia e Gabi em Logroño, Espanha (2017)

 

  • Quais são os planos para dar continuidade ao projeto?

Estamos com força total na produção de conteúdo escrito e audiovisual para o blog Estrangeira. Os planos são continuar escrevendo posts semanais sobre roteiros e dicas de viagem no Brasil e no mundo, a partir das viagens que fazemos.

Nosso canal do youtube é um dos focos, já que somos produtoras audiovisuais por formação. Soltamos um vídeo novo por semana no canal e a ideia é também aprimorar cada vez mais esse conteúdo.

A vontade de viajar nunca acaba, então planejamos continuar viajando pelo mundo… Temos vontade de passar uma temporada longa na Ásia, talvez em alguns anos. E como queremos ter filhos no futuro, também pensamos em viajar com eles e abordar o tema de viagens com crianças. Mas esse é um plano bem mais distante. 🙂

No mais, o blog sempre caminhou de mãos dadas com o nosso ativismo LGBT. Temos uma coluna LGBT tanto no blog quanto no youtube, onde mesclamos temas de viagem e destinos com a experiência de ser um viajante LGBT. Recentemente fizemos uma viagem de 45 dias pela América do Sul focada exatamente na realidade LGBT das cidades por onde passamos. Agora estamos morando em Barcelona e planejamos lançar um guia e/ou serviço de tours especializados para os turistas LGBT aqui na cidade. Em breve esses planos sairão do papel!

 

Gabi Torrezani e Fabia Fuzeti são casadas, ativistas LGBT, produtoras audiovisuais e moram em Barcelona (Espanha). Fazem juntas o blog de viagens Estrangeira.

 

blog: http://www.estrangeira.com.br

youtube: http://youtube.com/estrangeira

facebook: http://facebook.com/estrangeiraviagens

instagram: http://instagram.com/estrangeiraviagens

pinterest: http://pinterest.com/estrangeirablog

2 comentários em “Gabi Torrezani e Fabia Fuzeti do Estrangeira Viagens

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.