expoflora holambra 2018

EXPOFLORA 2018: explorando Holambra

Lá no finzinho de agosto, pude conhecer a cidade de Holambra na sua maior festividade, a Expoflora, uma espécie de “fashion week” ligado à indústria do paisagismo, que se autointitula como Parque de Flores e Sabores. Chegando à sua 37ª edição, tem como mote a comemoração dos 70 anos da imigração holandesa no Brasil.

Fomos convidadas junto a outro grupos de blogueiros e produtores de conteúdo, para aproveitar o primeiro dia da exposição e vamos contar um pouco sobre a nossa experiência. Acompanhem como foi a experiência da galera do Ideias na Mala e Viagens Cine também.

Sobre Holambra

Município criado apenas em 1999, a partir do território de uma antiga fazenda que ocupava partes de quatro cidades, é conhecido pelo grande evento do ano da cidade, a Expoflora, e também por sua forte imigração de origem holandesa, que acaba por caracterizar elementos culturais, gastronomia e a arquitetura da cidade.

Algo interessante é pensar a origem do nome que combina três termos:

HOL – Holanda

AM – América

BRA – Brasil

 

Sobre a EXPOFLORA

Esse, por sua vez, faz jus à construção que lembra uma cidade cenográfica em que se reúnem exposições de flores, parque de diversões, fazendinha, comidas e bebidas típicas, apresentações de dança típica, entre outros. Apesar de toda a ambientação remontar a características holandesas, você tem comidinhas típicas de outros lugares como o vinho de São Roque, a cerveja artesanal de Ribeirão Preto, queijos variados de Minas Gerais e por aí vai.

Como chegar

Desde São Paulo, pela Rodovia Anhanguera

Siga viagem pela Rodovia Anhanguera até o KM 86 (na placa como Saída 86), siga as placas que indicam Mogi Mirim. Na Rodovia SP-340 (que liga Campinas a Mogi Mirim) haverá placas indicando Holambra.

Atenção ao chegar no KM 141, onde começam as placas indicando quantos quilômetros faltam para chegar a Holambra.

 

O QUE VER?

Mostra de Paisagismo e Jardinagem

Sob a coordenação da arquiteta Karina Taccola, de Holambra, a Mostra apresenta possibilidades de utilização de flores e plantas em nosso cotidiano, como uma bela festa no quintal, um loft para um casal jovem, um belo jardim, um espaço para crianças brincarem e por aí vai. Foi uma das minhas partes preferidas, junto com a mostra de 70 anos da Imigração Holandesa.

expoflora holambra 2018
Um dos ambientes da Expoflora que remetem a uma festa no quintal // Foto: Thaís Carneiro

 

Mostra de 70 anos da Imigração Holandesa

A parte mais linda do parque EXPOFLORA 2018 é a exposição de arranjos florais que tem como tema os 70 anos da Imigração Holandesa, em que cenas históricas são construídas a partir das flores, o que deixa os painéis lindíssimos.

 

expoflora holambra 2018
Posando em meio à Exposição de Arranjos Florais // Foto: Viagens Cine

 

Passeio Turístico

Esse passeio deve ser pago à parte, com o valor de 25 reais, em que você tem acesso à um citytour guiado pela cidade de Holambra, que é realizado de ônibus fretado e à visita a uma das maiores fazendas de flores da região. Ao todo, ele dura cerca de 50 min.

A minha dica é se você tiver com o tempo contado, dê preferência para curtir o espaço do Parque Expoflora.

Como os campos de flores não estavam tão floridos, não foi a parte que mais me empolgou e acabei ficando um pouco decepcionada.

expoflora holambra 2018
Uma das atrações do passeio turístico // Foto: Ideias na Mala

 

Programação cultural

Por lá, pudemos aproveitar e ver uma apresentação de dança holandesa realizada com crianças, com vestes típicas e tamancos de madeira. Vale a pena acompanhar esse momento.

expoflora holambra 2018
Apresentação de dança típica holandesa por crianças// Foto: Thaís Carneiro

Atrações diárias:
14:30h – Dança Holandesa
15:30h – Dança Holandesa
16:00h – Parada das Flores
16h:30h – Chuva de pétalas

Atrações extras:
Sábados e domingos

Palco das Rosas
12:15h – Dança do Ventre
12:45h – “Florindo sua Casa” com Léo Mendes e Tânia Santos

Palco dos Lírios
13:30h – Dança do Ventre

Palco das Tulipas
13:45h – Fanfarra Amigos de Holambra

Sábados

Palco das Rosas
17:00h – Happy Hour com banda

 

 

Serviço:
37ª Expoflora

Localização: Holambra/SP
Data: 24 de agosto a 23 de setembro (de sexta a domingo)
Horário: das 9h às 19h
Ingressos: R$ 48,00 na bilheteria e no site www.ingressorapido.com.br
Telefone: (19) 3802-1499

Não estão inclusos no valor do ingresso: Passeio turístico e parque de diversões.

*O Mulheres Viajantes foi convidado pelo Ateliê de Notícia a conhecer a EXPOFLORA 2018. Todas as parcerias estabelecidas com o blog, partem de uma curadoria específica que dialogam com uma forma de viajar específica: o slow travel e trocas comerciais humanizadas.

View this post on Instagram

Na última sexta, cobrimos o início da @expofloraoficial junto a outro queridos produtores de conteúdo e influencers digitais, como @ideiasnamala, @viagenscine, @melevanamalaamor, @coisosonthego e @medeixaserturista. Comemorando 70 anos da imigração holandesa no Brasil, a @expofloraoficial chega a sua 37a edição com um parque de 250 mil metros quadrados e a expectativa de 300 mil visitantes. Os ingressos custam 48 reais na bilheteria. O parque é praticamente uma cidade cenográfica com mostra de paisagismo e decoração, vários cenários fofos para registrar a sua visita, comidinhas e doces típicos. Aproveitem que a @expofloraoficial só vai até o dia 23 de setembro! #mulheresviajantes #expoflora2018

A post shared by Mulheres Viajantes (@mulheres.viajantes) on


Acompanhe o Mulheres Viajantes por aqui também!

Facebook: facebook.com/projetomulheresviajantes

Instagram: @mulheres.viajantes

Youtube: https://www.youtube.com/mulheresviajantes

Pinterest: https://br.pinterest.com/mulheresviajantes/

Se estiver em busca de hospedagem, aproveite o nosso link do Airbnb para conseguir um desconto de 100 reais em sua primeira viagem: www.airbnb.com.br/c/tcarneiro11

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.