Mulheres Viajantes: Petunia Lara

     Praia de Mundaí

Decidi que iria passar minhas férias em Porto Seguro, um lugar charmoso e cheio de agitação, tudo que eu procurava.

Saímos de São Paulo e chegamos em Porto de madrugada (4:00), fizemos o translado do aeroporto até o hotel e dormimos, pois como o voo tinha atrasado muito estava cansadíssima.

Ao despertar fomos conhecer a cidade alta, assim chamada pelo moradores locais. Suas casinhas antigas são um charme à parte, o destaque vai para a magnífica vista panorâmica do litoral!

Como tínhamos fechado um pacote por uma agência de turismo não queríamos mais fazer os passeios que eles estipulavam, então decidimos alugar um buggy. Fomos para a praia de Taperapuã, uma das mais belas de Porto. Lá conhecemos o vendedor de cangas, Jorge, que foi nosso guia local.

Pegamos a balsa e fomos conhecer Arraial d’Ajuda e sua famosa praia de Pitinga. Esta praia é bela demais! Podemos ver as falésias que se estendem até Trancoso, uma obra prima da natureza.

Praia dos Nativos em Trancoso

Depois fomos para a praia de Mucugê. Para chegar, precisamos descer uma ladeira, uma aventura à parte. Esta praia forma pequenas lagoas com água quente!

No terceiro dia fomos conhecer o centro da cidade e sua feira de artesanato. Lá  quase todo momento há shows de capoeira. Um espetáculo ver aquela luta.

                                            Show de Capoeira

No quarto dia fomos conhecer o cultivo de cacau. Pela primeira vez na vida, comi o fruto do cacau in natura. Lá você pode comprar chocolates, polpa de cacau, cacau em pó. Delicinha! Também conhecemos a praia de Mundaí.

No quinto dia, ficamos o dia todo no Arraial d’Ajuda Eco Parque, com seus toboáguas, piscina com ondas, tirolesa e um lugar que só vende saladinha. Me apaixonei!

Parque Marinho Recife de Fora

No sexto dia, fomos para o Parque marinho de Recife de fora. Você embarca numa escuma antiga toda de madeira e recebe instruções bem detalhadas de como deve agir.  O parque é o terceiro maior centro de biodiversidade do Brasil. Você aluga snorkel para mergulhar e só pode ficar numa área delimitada, isso ocorre para a preservação de espécies raras que só são encontradas ali. A formação de corais é sensacional.

À noite conhecemos a tão famosa Passarela do Álcool, como nome já diz é um local repleto de bares e restaurantes.

Passarela do Álcool

No último dia,  fomos conhecer Trancoso, naquela época não era “um local famoso” como é hoje.  Um local rodeado de mata nativa e cheio de sossego. Moraria ali fácil. O melhor arroz com feijão que já comi na vida.

Depois fomos à praia da Coroa Vermelha. Na maré baixa, formam-se piscinas naturais com corais e peixinhos que podem ser vistos a olho nu. Lá existe um museu indígena, que tem artefatos curiosos e muita história!

Uma viagem que é lembrada em cada detalhe, cada abraço, um povo lindo e acolhedor…

 

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.