Universo Pol Bamboo Hostel

Um mergulho no Universo Pol Bamboo em Morro de São Paulo

Já tinha ouvido falar sobre Morro de São Paulo há anos atrás e até vi fotos de quando minha irmã foi pra lá. Fiquei com faniquito durante uns meses pra conhecer o lugar e entender o porquê de ele ser tão badalado. Alguns anos se passaram e eu dirigi a minha atenção a outros lugares. Afinal, o que não falta nesse mundo é lugar para se apaixonar. Conheci praias lindíssimas como Antigos e Antiguinhos, próximas a Paraty, a comunidade caiçara de Pouso da Cajaíba, a famosérrima Arraial do Cabo e Búzios, e por aí vai.

 

Apesar de não ter ficado mais na minha lista de prioridades, não esqueci a vontade de conhecer um dos lugares que junto a Maragogi, em Alagoas e a Arraial do Cabo, no Rio de Janeiro, é chamado de Caribe brasileiro.

 

Pois bem, e não é que surgiu aquela oportunidade incrível? Meu pai voltou a morar em Salvador e aproveitei as férias para visitá-lo. Foi quando me deu um insight, que aquela seria A oportunidade de conhecer. Foi nas minhas buscas por hospedagens que conheci o Universo Pol Bamboo Hostel. Fiquei abismada com as construções suspensas de bambu e pensei que era ali que ia realizar o meu sonho de casa na árvore. Antes de embarcar, aproveitei para conhecê-los e conversar um pouco mais.

No dia marcado, estava eu com a minha mochila nas costas aguardando no porto de Salvador, o vai e vém das pessoas. Atenção ao local, pois esse é porto turístico, na cidade baixa, próximo ao Mercado Modelo. Minutos antes, tive um tanto de dúvida se me lançava em mais essa aventura solo, pois eu deixaria conforto do apartamento do meu pai em Salvador e me lançaria em uma viagem de duas horas e meia a uma ilha desconhecida, com o trajeto em mar aberto, em uma dia chuvoso de julho. Conversando no celular com o meu marido, ele me deu o estalo de que eu deveria ir mesmo e aproveitar a viagem. Melhor dica impossível! (Beyjos, marido.)

Assim que chegar a Morro de São Paulo, na saída do píer, será cobrada uma taxa de proteção ambiental no valor de R$15,00.

Como chegar

O Universo Pol está a 30 minutos de caminhada da Praça Aureliano Lima e a 20 minutos da 1ª praia.
Após subir a rampa de acesso a vila chegará a praça Aureliano Lima, onde a sua direita deverá pegar a rua com um arco na entrada. Seguirá alguns metros até a Fonte Grande e ao pegar o caminho a sua esquerda continuará reto, passando por um cruzamento, até chegar a uma área descampada. Começa, então, um caminho por debaixo de árvores e em mais alguns minutos chegará ao Universo Pol. Como referência, pode seguir as placas da Escola Crearte

 

Universo Pol Bamboo Hostel
A cena que vi quando cheguei na clareira do Universo Pol Bamboo Hostel // Foto: Thaís Carneiro

 

Programação

Apesar de ter ficado pouco tempo por ali (2 noites), pude conhecer bastante do trabalho deles, pois a Flor (que é um amor de pessoa), preparou uma programação maravilhosa para aproveitar o espaço! A primeira parada foi conhecer a horta biodinâmica. Ela até nos explicou melhor como organizam a manutenção dela e o que a astrologia tem a ver com esse processo.

A outra parada foi conversar com a Eve sobre a experiência detox, que ela como yoguini, propôs no hostel. Atualmente, eles estão promovendo mais um desafio detox por lá! A Eve depois de 10 anos na estrada, resolveu fixar residência em Morro de São Paulo e começou a experienciar ingerir apenas frutas e durante algum tempo praticou o frugivorismo.

Por lá, rolam práticas regulares de yoga com a Eve, mas acabei não participando.

[Eng below] . . Nós complementamos este DETOX com practicas de Yoga, para ir mais diretamente para a auto-observação e integração dos nossos corpos.. . Em nosso corpo fisico: entre inspiração e exalação, entre músculos, articulações, ossos, órgãos.. . Em nosso corpo de emocional: veja e sinta tudo o que estamos acostumados cobrir com alimentos, reconhecendo o espaço entre situação e reação, identificando-nos com a liberdade de escolher como agir. . Em nosso corpo mental: Reconheça nossos padrões de pensamento para reorganizar e poder escolher que lhe serve e o que não. . Em nosso corpo energético: concentre e libere a energia vital. . Em nosso corpo intuitivo: Nos espaços habita nossa intuição , nosso mestre interior que sabe exatamente o que precisamos. . ✨Observar e integrar , vamos aproveitar ! . . . . . . . 🧘🏻‍♀️ @juanayogabamboo. 📸 @flor.indi . . . . . . We complement this DETOX with yoga practices, to get in a deeper state of self-observation and integration of our bodies. . In our physical body: between inspiration and , between muscles, joints, bones, organs.. . In our emotional body: see and feel everything we are used to cover with foos, reconizing the space between situation and reaction. Identifying ourselves with the freedom to choose how to act. . In ou mental body: recognize our thought patterns to reorganize and choose which are usefull and which are not. . In our energetic body: focus and release your vital energy . In our intuitional body: right in the spaces is where you will find your intuition. Your internal teacher who knows exactly what is that you need. . ✨Observe and integrate, the time is NOW! . . #universopol #yoga #detox #desafiodetox #detoxchallenge #yogachallenge #hostel #travel #trip #travelers #vacaciones #ferias #healthy #healthylifestyle #yogainspiration #yogalife #yogaposes #yogagirl #bamboo #vegan #vegano #vegetarian #yogafit #fitness #welness #yogadaily #morrodesaopaulo #bahia #brasil #brazil

A post shared by Universo Pol Bamboo Hostel (@universopol) on

 

Além disso, a mulherada se reúne para rodas de conversa sobre o sagrado feminino e outros rituais, para pensar afinal o que é o feminino e como nos relacionamos com o mundo.

Por fim, outros eventos que acontecem no Universo Pol Bamboo toda semana e é bem bacana, mas só pude participar de um deles, são os ensaios de banda e o Jam Bambu que rola todas as terças-feiras.

Não tem como ficar parada, não é? Existe todo um universo a explorar no Universo Pol e olha que ainda nem contei das praias de Morro de São Paulo, que ficarão para um próximo post.

 

O café da manhã

Como boa vegetariana que sou e fã número 1 de desjejum, fiquei completamente encantada com essa mesa. O melhor café da manhã que eu comi na vida! Saudável, livre de crueldade e feito com carinho. A variedade é bem bacana e o único elemento que escapa ao veganismo são os ovos mexidos, feitos a partir de ovos das galinhas da propriedade. A não ser isso, o bolo de tapiocamugunzá (canjica para os paulistas) , bolo de cacau, banana da terra assada.

Tudo bem fresquinho e feito na hora para ser saboreado aos pouquinhos na cozinha comunitária.

café da manhã universo pol bamboo
A mesa deliciosa de café da manhã no Universo Pol // Foto: Thaís Carneiro

 

A Andressa explicou direitinho cada elemento dessa mesa maravilhosa:

Quartos

Realizando o meu sonho de princesa de casa na árvore, fiquei num quarto coletivo bem bacana.  Atenção a essas janelas! Já imaginaram acordar com essa vista? Ir dormir com o som da floresta? Foi, para mim, uma experiência surreal e tranquilamente passaria 1 semana lá curtindo o espaço.

Caso você prefira ficar sozinha ou sozinho, pode optar pela hospedagem no bangalô (bungalow).

bangalo universo pol bamboo
Cama de casal no bangalô do Universo Pol Bamboo // Foto: Divulgação

 

Os banheiros para os quartos compartilhados ficam numa construção à parte.

Para reservar sua hospedagem, os valores começam a partir de 50 reais em quarto coletivo.

*A hospedagem no Universo Pol Bamboo Hostel foi uma cortesia do albergue. Todas as parcerias estabelecidas com o blog, partem de uma curadoria específica que dialogam com uma forma de viajar específica: o slow travel e trocas comerciais humanizadas.


Acompanhe o Mulheres Viajantes por aqui também!

Facebook: facebook.com/projetomulheresviajantes

Instagram: @mulheres.viajantes

Youtube: https://www.youtube.com/mulheresviajantes

Pinterest: https://br.pinterest.com/mulheresviajantes/

Se estiver em busca de hospedagem, aproveite o nosso link do Airbnb para conseguir um desconto de 100 reais em sua primeira viagem: www.airbnb.com.br/c/tcarneiro11

2 comentários em “Um mergulho no Universo Pol Bamboo em Morro de São Paulo

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.