Uma sedentária na trilha do morro da Urca

Já havia feito esta trilha lá em 2013 e aí a fiz novamente, dessa vez acompanhada pelo boy, em junho desse ano. Na minha memória, lembro que tinha sido uma trilha cansativa em que fui com amigos e tive que recorrer a mãozinhas de apoio. Porém, ressignifiquei isso pensando que tinha sido a minha primeira trilha e eu não tinha prática no babado. Em todos os lugares que pesquisei, a trilha é definida como leve e acessível pra crianças e idosos.

Estava eu, confiante, que dessa vez o trajeto não exigiria muito de mim. Ledo engano. Afinal, este ano o sedentarismo me pegou de jeito e cheguei a travar a coluna no começo do ano e graças à lombalgia, tive que me dedicar à fisioterapia. Apesar disso, eu não havia entrado de cabeça no exercício e contei com as minhas habilidades de viajante.

A trilha tem poucos obstáculos, mas ela é íngreme e como a chuva tomou conta da cidade durante a semana, havia um tanto de barro por lá. O cuidado é o de sempre: leve muita água e vá de tênis. Não tente ser descolado e ir de chinelo. A trilha estava bem cheia, principalmente, de pessoas com camisetas de agências de turismo. Nunca vi uma trilha congestionada, mas aquele era O dia. Afinal, um domingo ensolarado de inverno pós dias de chuva.

Não gastei os 20 minutos que disseram que a trilha demandava, mas mesmo sem descansarmos, acabamos gastando cerca de 1 hora. Cheguei lá radiante, vermelhíssima e pingando suor. E sinceramente, acho que é uma trilha bem mais tranquila do que outras que fiz, pois há alguns elementos de apoio no trajeto como uma corda para não escorregar numa pedra lisa e com a mata fechada, o sol não castiga.

Ao chegar ao final da trilha, você estará diante da primeira parada do bondinho do Pão de Açúcar. È possível comprar ingressos para subir até o Pão de Açúcar e outros trechos. Apenas, tenha cuidado, que lá na bilheteria tem horário de almoço e fecha das 12h às 13h. Os lugares para comer por lá são carésimos e ruins.  Fui em uma lanchonete que sequer tinha opção vegetariana.

Informações

A entrada é gratuita e fica à esquerda da praia Vermelha.

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.