Qual é a boa de agosto? #FiqueEmCasa

Agosto: Já chegamos na segunda metade do ano e as coisas ainda não melhoraram. Seguimos em casa, com dicas incríveis para você curtir arte, cultura e história com segurança.

Comemoramos o aniversário de 4 anos de Mulheres Viajantes em agosto com uma agenda pra lá de especial!

Experiência Online – O Centro pelo Olhar das Mulheres

Conheceremos o centro histórico de São Paulo, por meio do olhar das mulheres modernistas. Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Lina Bo Bardi e Pagu têm um tanto de coisas para nos mostrar.​​ ​ Assim, sem sair de casa, visitaremos os cartões-postais da ci​dade, analisando em que pontos as mulheres estão presentes ou ausentes no discurso, na arquitetura e na história. Para tanto, percorremos a chamada região do Centro Novo da cidade, próximo à República, passando por lugares como Teatro Municipal, Praça Roosevelt e Viaduto do Chá.

10/08 | 19H ÀS 20H30 | 40 reais

Inscreva-se aqui.

Adquira o ebook O Centro pelo Olhar das Mulheres aqui.

Viaje como uma garota – Desde quando as mulheres viajam?

torcello veneza

Cada vez mais, o tema de mulheres viajantes tem ganhado espaço nas discussões. Muitas vezes, a abordagem do mesmo parte de uma ideia de inovação. Esta novidade seria o fato de que nós, mulheres dos séculos XX e XXI, somos empoderadas e viajamos só, entendemos nossas possibilidades. Porém, este discurso apresenta dois grandes problemas e é sobre eles que iremos conversar. O primeiro é de que atualmente, é senso comum que mulheres viajam sozinhas e não sofrem assédio de conhecidos e desconhecidos por isto. O outro ponto é de que as mulheres começaram a fazer isto graças à terceira onda do feminismo, que vem se fortalecendo nos últimos anos. Afinal, desde quando a viagem faz parte do cotidiano das mulheres?

Thaís Carneiro, historiadora, compartilhará sua experiência com o projeto Mulheres Viajantes e Mulheres Viajantes vai às ruas. A partir disto, trará um diálogo entre a contemporaneidade e a história, pensando mulheres que viajaram sozinhas no século XIX e como a sociedade se relacionou com estas mulheres. Desta forma, discutir a ocupação dos espaços públicos e privados pelas mulheres.

20/08 | 19H ÀS 20H30 | 40 reais

Inscreva-se aqui.

Experiência Online – Mulheres e Arte em Uma Noite no Museu

Estaremos no Museu de Arte São Paulo, um dos mais emblemáticos e espaços expositivos da cidade, arquitetado por Lina Bo Bardi. Um ícone da arquitetura da cidade, elo de conexão entre a arte e a população.

Assim, uma introdução à História da Arte! Aproveitaremos a noite paulistana por meio de uma visita mediada à exposição do museu, construída a partir do debate sobre história, gênero e arquitetura; pensando o acervo permanente.

Enfim, discutiremos 10 obras do Acervo do MASP, pertencentes aos séculos XIX a XXI, desde impressionistas à Arte Contemporânea, discutindo as formas de representatividade das mulheres.

Vem com a gente!

24 de Agosto | 19h às 20h30
40 reais

Inscrições aqui.

Importante: A facilitadora não estará, presencialmente, no MASP.

Posts Mais Recentes

Acompanhe o Mulheres Viajantes por aqui também!

Facebook.com/projetomulheresviajantes

Instagram.com/mulheres.viajantes

Youtube.com/MulheresViajantes

Adquira o nosso ebook O Centro pelo Olhar das Mulheres aqui.

Se estiver em busca de hospedagem, aproveite o nosso link do Airbnb para conseguir um desconto de 179 reais em sua primeira viagem: www.airbnb.com.br/c/tcarneiro11

2 comentários em “Qual é a boa de agosto? #FiqueEmCasa

  1. Primeiro de tudo, parabéns pelos 4 anos de projeto!!! Não vejo a hora de voltar a dar rolês aleatórios por São Paulo, passando pelo centro da cidade! Fiquei com saudades quando li sobre a experiência online “O Centro pelo Olhar das Mulheres””

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.