Vem aí a Semana Mulheres Viajantes

12 mulheres, rodas de conversa e experiências online para celebrarmos juntas o dia Internacional da Mulher, em 2021.

Inscreva-se na Semana Mulheres Viajantes

Programação da Semana Mulheres Viajantes

08/03 – segunda-feira

19h às 20h: Roda de Conversa Viajar sozinha: por que não? com a educadora Pâmela Rocha (Bitonga Travel e Rolet da Pam) e a jornalista Olívia Souza Cruz (Olivia Garimpando por Aí), com a mediação da jornalista Mariana Bueno e da historiadora Thaís Carneiro

20h10 às 21h30: Experiência Pequena África com a guia de turismo Gabriela Palma (Sou+Carioca)

09/03 – terça-feira

18h30 às 19h50: Experiência O Centro pelo Olhar das Mulheres com a historiadora e guia de turismo Thaís Carneiro (Mulheres Viajantes)

20h às 21h: Roda de Conversa Redes Sociais: redes de conexão entre mulheres com a jornalista Pollyane Marques (Viaja Gorda), a turismóloga Jordana Cavalcante (Jô Viajou) e a guia de turismo Adriana Jackson (Tour Delas), com mediação da jornalista Mariana Bueno (Mariana Viaja)

10/03 – quarta-feira

18h30 às 19h30: Roda de Conversa Mulheres pelo Mundo com a designer Jussara Pelicano (Sisterwave) e a jornalista Diana Figueiredo (Diana Viaja), com mediação da jornalista Mariana Bueno e da historiadora Thaís Carneiro

19h40 às 21h: Experiência Um xêro do Recife com a guia de turismo Duda Carvalho (Recicultura)

______________________________________________________________________________

Conheça as participantes da Semana Mulheres Viajantes

Adriana Jackson, carioca, guia de turismo, mãe, feminista e apaixonada pela cidade do Rio de Janeiro. Tenho uma grande preocupação com o empoderamento feminino e com os espaços onde as mulheres possam ter voz. Meu propósito no turismo é o de contar novas histórias ou novas versões de antigas histórias, sempre dando protagonismo às figuras femininas.

Diana Figueiredo é jornalista há mais de 10 anos, carioca e, atualmente, mora em Paris, na França.  Tem a cabeça e  o coração voltados para o mundo e escreve o blog Diana Viaja como uma maneira de contar histórias, crônicas e, principalmente, dar dicas e inspirar  leitores. Visitou 19 países nos últimos anos, e pretende sair cada vez mais por aí. Nova York, Paris e Londres são seus lugares favoritos no mundo.

Duda Carvalho é recifense, apaixonada por Recife, pelas pessoas e pela água. 28 anos, Empreendedora Criativa e mestranda em Recursos Hídricos pela UFPE. Fundadora da Recicultura, empresa de turismo que conecta as pessoas com a cidade por meio de passeios-experiência (@recicultura). Faz parte da Recria (@recriabrasil), rede de experiências criativas, e criou o “A ver o rio”, projeto para chamar atenção para os rios das cidades por meio de ações culturais. É também sócia da @re.circula, negócio de impacto social para fortalecer empreendedores locais.

Gabriela Palma (@gabrielapalma_turismo) é uma das sócias fundadoras da Sou+Carioca. Graduada em Administração, pós graduada em Gestão Empresarial pela FGV, Guia de Turismo e instrutora SENAC-RJ do curso técnico de guia de turismo, mas acima de tudo apaixonada pelo turismo.

Jordana Cavalcante (Jô Viajou) é publicitária e turismóloga, natural de Boa Vista – Roraima. Administra o blog joviajou.com e é criadora e organizadora do projeto e evento Mulheres Viajantes de Roraima.

Jussara Pelicano é a CEO da Sisterwave, comunidade global de apoio local para mulheres que viajam, possibilitando adquirir ou oferecer serviços relacionados a viagem, como: tours virtuais, hospedagens domiciliares, entre outros que no momento ainda não foram implementados. É designer de formação (Design – UnB), empreendedora social e viajante solo. Nas suas viagens, enfrentou diversos obstáculos por ser mulher e viu nisso uma oportunidade de negócio para encorajar as mulheres a não deixarem de viajar por conta do medo e insegurança.

Mariana Bueno é jornalista e escritora, criadora do blog “Mariana Viaja” e autora do livro “Eu não quero chegar a lugar algum”. Nascida e criada em Minas Gerais, viveu por 10 anos no Rio de Janeiro e atualmente mora em Vila Velha (Espírito Santo). Viaja sozinha desde 2013 e compartilha suas dicas como forma de inspirar e encorajar outras mulheres. É capricorniana, cruzeirense, feminista, adora livros, chocolate, cachorros, MPB e é mais feliz nos dias de céu aberto.

Olívia Souza Cruz é uma viajante apaixonada e curiosa. Seu escritório é o mundo. O que ela quer? Te influenciar e inspirar. Mulheres, malas (pequenas e de rodinhas) na mão e boa viagem!

Pâmela Rocha é de Sorocaba, Professora de Educação Infantil e apaixonada por viagens. Desde 2015, compartilha no IG @roletdapam suas viagens e passeios, além das reflexões sobre ser uma mulher negra viajante, maioria das vezes sozinha. 

Atualmente, é correspondente Bitonga Travel, projeto incentivador de mulheres negras viajantes, participante do congresso de viajantes negros O Mundo é Nosso e do projeto Passagem pra Uma que traz diferentes narrativas sobre mulheres viajantes.

Pollyane Marques, 35 anos, mineira que vive em Brasília há 17 anos, jornalista e ativista gorda. Criou o Viaja, Gorda! em janeiro de 2019 com o objetivo de falar de acessibilidade em viagens (prioritariamente) para mulheres gordas. Mas, no dia a dia, defende que a acessibilidade é direito e que começa bem antes da viagem em si. Sem acessibilidade aos direitos fundamentais como saúde, educação e trabalho não se pode escolher viajar.

Thaís Carneiro, paulistana, é historiadora e escritora-viajante. Mestranda em História Social pela USP, pós graduada em Fundamentos da Arte e da Cultural pela UNESP e guia de turismo pela ETEC Martin Luther King. Criadora do projeto Mulheres Viajantes (@mulheres.viajantes), empoderamento feminino por meio de viagens, em 2016. Com ele, levou rodas de conversa para sete cidades do Brasil e cinco estados. Impactou 200 pessoas por meio de suas experiências histórico-culturais.

Garanta a sua participação na Semana Mulheres Viajantes

 ______________________________________________________________________________

Experiências Online

Um xêro de Recife    

Anfitriã: Duda Carvalho – Recicultura (Recife, Brasil)   

Duração: 1h30

Plataforma: Sympla/Zoom

Explicando a experiência

Já pensasse em conhecer um pouco de Recife sem sair de casa?

No tour virtual, a gente se transporta para o bairro do Recife de uma forma mágica

Conheceremos as histórias contadas e não contadas do centro da cidade, também conhecido como Recife Antigo, passando pela Torre Malakoff, pelo Paço do Frevo, pela sinagoga mais antiga das Américas e muito mais! Além de algumas surpresas pelo caminho.

E não é observar não, visse? Aqui você interage e participa da experiência criativa! Não esquece de separar teus utensílios.

Preparação para a experiência: 

Baixar o Sympla/Zoom no computador, celular ou dispositivo que for usar.

Um copo de água (ou bebida refrescante a sua escolha);

Uma caneta; 

Um casaco (ou lenço ou toalha) – não precisa vestir!;

Fones de ouvido.

Pequena África

Anfitriã: Gabriela Palma – Sou+Carioca (Rio de Janeiro, Brasil)

Duração: 1h30

Plataforma: Sympla/ Zoom

Aproveitando o mundo virtual, vamos aprender um pouco mais sobre a Diáspora Africana e a história da Pequena África localizada na zona portuária do Rio de Janeiro.

O que faremos?

Usando ferramentas interativas a guia Gabriela Palma (@gabrielapalma_turismo) vai fazer um tour virtual pela Pequena África e seus arredores. Usando a plataforma Zoom ela vai te apresentar o local de uma forma bem interativa. Chama todo mundo e vem!

O que você pode esperar desse tour:

* Muita informação sobre a influência africana na cultura carioca

* História de pessoas pretas que contribuíram muito na nossa sociedade

* História de lugares importantes como: Largo da Prainha, Pedra do Sal e Cais do Valongo

O Centro pelo Olhar das Mulheres

Duração: 1h30

Anfitriã: Thaís Carneiro – Mulheres Viajantes (São Paulo, Brasil)

Plataforma: Sympla / Zoom

Conheceremos o centro histórico de São Paulo, por meio do olhar das mulheres modernistas. Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Pagu têm um tanto de coisas para nos mostrar.

O que faremos?

Visitaremos os cartões-postais da cidade, analisando em que pontos as mulheres estão presentes ou ausentes no discurso, na arquitetura e na história. Para tanto, percorremos a chamada região do Centro Novo da cidade, próximo à República, passando por lugares como Teatro Municipal, Praça Roosevelt e Viaduto do Chá.


______________________________________________________________________________Política de Cancelamento: É possível realizar o cancelamento da sua participação no evento até 07 dias antes da realização do mesmo. ______________________________________________________________________________

Realização: Mulheres Viajantes e Mariana Viaja
Contato: mulheresviajantesblog@gmail.com

Inscreva-se na Semana Mulheres Viajantes

Acompanhe o Mulheres Viajantes por aqui também!

Facebook.com/projetomulheresviajantes

Instagram.com/mulheres.viajantes

Youtube.com/MulheresViajantes

Adquira o nosso ebook O Centro pelo Olhar das Mulheres aqui.

Se estiver em busca de hospedagem, aproveite o nosso link do Airbnb para conseguir um desconto de 179 reais em sua primeira viagem: www.airbnb.com.br/c/tcarneiro11

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.