Guia de sobrevivência de viagens de ônibus

No Brasil, temos o costume de viajar por terra. Recortado por rodovias, o país permite viagens de ônibus e de carro. Apesar de termos opções como avião  e trem, aqueles são os queridinhos. Isto se deve ainda aos valores de passagens de avião, que por muitas vezes superam o dos outros meio de transporte bem como exigem certa dose de planejamento para encontrarmos bons valores.

Com as passagens em mãos, aproveite as nossas dicas pra tornar a sua viagem o mais tranquila possível.

Viaje à noite

Amo viajar à noite porque acabo por tornar este tempo produtivo e como não tenho problemas para dormir, já chego ao meu destino e saio para conhecê-lo. Além disto, na maioria das vezes, consigo fugir dos congestionamentos e do sol que invade a janela. Por outro lado, se você não tem facilidade para dormir, isto pode acabar não sendo tão vantajoso para você, não é?

Sobreviva ao ar condicionado

Detesto entrar em lugar com ar condicionado! Não é porque eu detesto o bendito, mas as pessoas costumas usar e abusar dele, não é? Os meus olhos e o nariz ficam muito ressecados quando fico exposta horas ao ar, por isso, gosto bastante de evitar. De cara, assumo que sinto muito frio e viagens de ônibus congelantes me deixam sem dormir e me dão aquela dor de cabeça. A minha estratégia é ir QUENTINHA! Como? Tenho um kit frio: cobertor de microfibra (barato, quentinho e fino!), meias e cachecol. Não importa o calor que está no mundo real, eu sei que vou sofrer com o ar. Às vezes, as viagens são abençoadas com motoristas conscientes ou que aceitam os pedidos para diminuir o ar. Como nem sempre é assim, prefiro me precaver.

Sono de princesa

Machismo à parte, a ideia aqui é garantir o seu sono sem sofrer com os agentes externos. Uma amiga minha usa um combo mágico: protetores auriculares, travesseiro de pescoço e uma máscara de dormir. Nos últimos meses, tenho usado os últimos dois e é ótimo. Sério! Durmo horrores e muitas vezes, nem percebo quando chegou.

Garanta as suas comidinhas

Muitas vezes, a comida à beira da estrada é cara, ressecada e não está te apetecendo do jeito que gostaria. O melhor, ainda mais se estiver com o orçamento justo, é se valer de snacks trazidos da sua cidade de origem. Assumo que já levei de tudo: desde salgadinhos industrializados até cuscuz paulista da mamãe! Não importa muito o que você vai levar, isto é mais de gosto pessoal. Evitar alimentos muito salgados ou muitos doces evitam que você sofra com a sede. Por outro lado, leve água, chás ou sucos e abra mão do refrigerante para não se sentir borbulhante caminho a fora.

Distraia-se

Se você não é do time soneca como eu, leve coisas para se distrair. Seja por entretenimento ou por trabalho, dá pra levar seu notebook para curtir alguns filmes ou ver pelo próprio celular. Aproveite e faça uma playlist bacana pra curtir as horas de estrada e se desligar um pouco do conversê que pode rolar dentro do ônibus. Por fim, um livro ou uma revista são sempre ótimas companhias, não é?

 

Não fique sem bateria

Alguns ônibus mais modernosos, já têm pontos para carregar o celular no próprio banco (OH, GLÓRIA!). Porém, eles ainda são uma exceção. Para não ficar na mão, leve um carregador portátil. Já deixei de dar a devida importância a ele, mas já fui salva várias vezes por ter meu powerbank junto comigo.

 

Kit dignidade às mãos

Antes que eu seja mal interpretada, a ideia aqui é não se meter em constrangimentos. Leve consigo álcool em gel, papel higiênico, balas refrescantes e lenços umedecidos pra o rosto. Juro que isso te ajuda a sentir um pouco viva depois de uma viagem noturna.

 

 

A maior parte das dicas, vêm de experiências minhas e aí isto acaba envolvendo um gosto pessoal, né? Fiquem à vontade para acrescentar nos comentários, as dicas de vocês!

 

Acompanhe o Mulheres Viajantes por aqui também!

Facebook: facebook.com/projetomulheresviajantes

Instagram: @mulheresviajantesblog

Youtube: https://www.youtube.com/mulheresviajantes

Se estiver em busca de hospedagem, aproveite o nosso link do Airbnb que te dá 100 reais de desconto em sua primeira viagem: www.airbnb.com.br/c/tcarneiro11

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.