Separamos dicas de 7 lugares deliciosos para você aproveitar o centro de São Paulo e não passar vontade por ser vegetariano ou vegano! ‘Bora lá?
Restaurante Gopala
O Gopala é um dos queridinhos da galera da Augusta há uns bons anos e o nosso match se deu há quase 10 anos atrás. Desde então, eu o vi deixar de se chamar Gopala Prasada para virar Gopala Madhava e agora, só Gopala. Tantas mudanças se relacionam com o Gulab Hari, antigo Gopala Hari, que compunha o Gopala Madhava nos velhos tempos. Mudanças explicadas, vamos à comida!
O restaurante costuma estar sempre lotado, mas o eficiente sistema de menu, faz com que a circulação de pessoas seja grande e a sua espera não seja longa. Mas de fato, não venha num clima fast food e se prepare para dispender uma hora por lá. Te garanto que vale a pena, tá? Sou uma daquelas pessoas que curte comer com calma, entendendo aquele momento como um ritual meu e aí sinto que lá você pode encontrar um lugar assim.
Se você gosta de saber direitinho o que te espera, dê um pulo no site deles para acessar o cardápio que muda sazonalmente. Atualmente (abril/2018), o menu com salada, prato principal, suco e sobremesa custa 34 (porção menor) e 42 (porção grande) aos sábados. Durante a semana, você pagará em 29 reais (combo pequeno) e 36 (combo grande).
Lá também só aceita cartão de débito e dinheiro. Você também pode pedir por delivery.
F U N C I O N A M E N T O
De segunda-feira à sábado, das 11h30 às 15h.
E N D E R E Ç O
R. Antônio Carlos, 413 – Consolação
Próximo aos metrôs Consolação (linha 3 – verde) e Paulista (linha 4 – amarela)
Restaurante Nutrisom
Um clássico vegetariano do centro de São Paulo, ocupa o mesmo endereço desde a década de 1980 e é conduzido por uma família adventista, por isso fica fechado aos sábados. É um daqueles lugares para você se perder na comilança. O buffet à vontade te garante acesso a mesas fartas de saladas, pratos quentes, sucos, água aromatizada, sobremesas, sorvetes, chás e café. O valor gira em torno de 30 a 40. Existem boas opções veganas também!
F U N C I O N A M E N T O
Segunda a sábado, das 11h às 15h15. Aos domingos, das 11h30 às 16h30.
E N D E R E Ç O
Viaduto Nove de Julho, 160 – Bela Vista, São Paulo – SP,
Próximo ao metrô Anhangabaú (linha 2 – vermelha) e Terminal Bandeira
Hot Pork
Do chef Jefferson Rueda, da consagrada Casa do Porco, o Hot Pork tem feito sucesso pelos únicos dois pratos do cardápio. Pode soar estranha a minha indicação, mas acho que aqui as forças estão bem mais equilibradas do que na famigerada Casa do Porco, que tem a infeliz decoração de açougue e é disputada por filas de duas horas na sua fachada.
Talvez, eu possa definir o Hot Pork com um expressão: fast food hipster. Lá você pode comer um hot dog vegano de respeito, sem a clássica soja, e saboroso. Chamado de not pork, ele tem 18 cm e conta com uma salsicha feita à base de cogumelos e tofu, servidas em pão estilo brioche com um molho fermentado de mostarda em grão e tucupi, ketchup de maçã com especiarias, picles de cebola-roxa e maionese (que fica de fora, para veganos).
Apenas atente-se à região, por ser um pouco mais isolada e ponto de prostituição, próximo à famigerada Love Story.
F U N C I O N A M E N T O
De segunda-feira a domingo, das 11h às 22h.
E N D E R E Ç O
Rua Bento Freitas, 454 – República
Próximo ao metrô República (Linhas 2 – vermelha e 4 – amarela)
Lahmanjun – Delícias turcas
Autointitulado o primeiro fast food turco de São Paulo, o Lahmanjun faz sucesso pela comida deliciosa e barata. O atendimento não é tão rápido assim, mas a comida vem fresquinha e gostosa. Se você já curte comida árabe, vai se apaixonar pelo clássico kebab de falafel, mas te indico a se aventurar mais um pouco e apreciar o Pidé, espécie de pizza aberta, com uma massa fofa e deliciosa. Você pode comprar um combo para incluir salada, batata frita e bebida e acredite isto é apenas 24 reais. Corre lá para experimentar e me conte o que achou.
Se quiser uma bomba de açúcar no seu coraçãozinho, não deixe de experimentar o Trileché, que super lembra um doce portenho.
F U N C I O N A M E N T O
Segunda, das 11h às 23h. Terça, quarta e quinta das 11h à meia noite. Sexta das 11h às 6 da manhã de sábado. Sábado, das 11h30 às 6h da manhã de domingo. Domingo, das 12h à meia noite.
E N D E R E Ç O
Unidade Restaurante: Rua Augusta, 934 – Cerqueira César
Unidade Express: RUA AUGUSTA, 602 – Consolação
Próximo ao metrô Higienópolis-Mackenzie (linha 4 – amarela)
Rap Burguer
Localizado no Baixo Augusta, a lanchonete faz uma homenagem à cultura hip hop e tem todos os seus lanches homenageando personalidades nacionais e internacionais do rap. De longe, o atendimento mais rápido e ponta firme da região. Os preços são super justo e você pode comer bem com menos de 30 reais. Apesar de ter apenas duas opções vegetarianas, o lanche é bem gostoso e eu indico o Rincon Sapiência, que custa 22 reais. Eita, que agora deu saudade!
O diferencial do espaço é que se fortaleceu na região como um local de valorização da cultura negra.
F U N C I O N A M E N T O
Terça a quinta-feira, das 11h30 às 11h30. Sexta e sábado das 11h30 às 4h30. Domingo das 11h30 às 23h30.
E N D E R E Ç O
R. Augusta, 552 – Consolação
Próximo ao metrô Higienópolis-Mackenzie (linha 4 – amarela)
Magg Café
Escondidinho no interior do consagrado Edifício Copan, o Magg Café é conduzido por uma família que mora no próprio edifício e tem uma agência de viagens. Com um cardápio bem completo, a cafeteria encanta pela vitrine recheada de bolos e tortas. Em tempo, existem opções veganas e vegetarianas por lá. Sério, uma parte inteira do cardápio dedicada a nós. É para morrer de amores, né?
Recomendo a coxinha de jaca e o chocolate quente cremoso. Delícia demais!
F U N C I O N A M E N T O
Segunda-feira a sexta, das 8h às 19h e sábado, das 9h30 às 15h.
E N D E R E Ç O
Edifício Copan – Avenida Ipiranga, 200 – loja 75 e 76 – Centro
Próximo ao metrô República (linha 2 – vermelha e 4 – amarela)
Soroko Sorveteria
‘Bora fechar o nosso roteiro com a querida Soroko, a clássica sorveteria do Baixo Augusta, que de tão underground, só aceita pagamentos em dinheiro, tem uma carinha de sorveteria de praia da década de 1990 e um lixo de boca de palhaço na porta. O atendimento é excelente e o valor em conta para a região. Lá você encontrará sabores diferentões como o de rosas e o de strudel de maçã. Além disto, o primeiro freezer é dedicado aos veganos, fruto de uma reivindicação da galera que frequenta a região.
F U N C I O N A M E N T O
Segunda-feira a domingo – 12h às 22h.
E N D E R E Ç O
R. Augusta, 305 – Consolação
Próximo ao metrô República (linhas 2 – vermelha e 4 – amarela)
Vocês já conhecem estes restaurantes? Tem alguma dica de lugar na região para nos dar? Por favor, deixem nos comentários suas sugestões para continuarmos esta conversa!
Acompanhe o Mulheres Viajantes por aqui também!
Facebook: facebook.com/projetomulheresviajantes
Instagram: @mulheres.viajantes
Youtube: https://www.youtube.com/mulheresviajantes
Se estiver em busca de hospedagem, aproveite o nosso link do Airbnb: www.airbnb.com.br/c/tcarneiro11
Eu ia toda semana no Nutrissom quando trabalhava no centro! Eu não sou vegetariana mas amo!