Uma visita ao Parque das Ruínas

O Centro Cultural Parque das Ruínas foi a casa de Laurinda Santos Lobo, conhecida pela grande circulação de artistas e intelectuais em um período que ficou conhecido como a grande Belle Époque carioca, no final do século XIX. Laurinda era sobrinha de Joaquim Murtinho Nobre (nome da rua onde se situa o Parque), famoso médico e fundador da homeopatia no Brasil e destacado personagem histórico na Primeira República. A casa original foi presente de Joaquim a Laurinda, que a destruiu e construiu um palacete em estilo neocolonial com o dinheiro da fortuna familiar, que provinha da agropecuária de exportação.

 

Histórico

Tendo em vista a cena cultural carioca do momento da decadência do império no Brasil, as festas na casa de Laurinda contavam com personalidades como Villa Lobos que compôs para a anfitriã a peça Quattour Impressões da Vida Mundana, a bailarina Isadora Duncan e o escritor e fotógrafo nova-iorquino Antonele France.

Laurinda Santos Lobo também teve um importante papel na luta pelos direitos da mulher, tendo fundado o Movimento Sufragista Feminino e assim, foi a primeira presidente. As sufragistas vinham ganhando força na Europa, principalmente, na Inglaterra ao defender que as mulheres também tivessem o direito de votar como qualquer outro cidadão. O escritor João do Rio, a retratava em suas crônicas como a “Marechala da Elegância”.

Com sua morte em 1946, a casa passou por um grande período de abandono, em que ocorreram saques ao imóvel, desde obras de artes e móveis até telhas e pisos. O espaço chegou a ser ocupado por traficantes locais. No final da década de 1970, o imóvel foi desapropriado pela prefeitura a pedido da comunidade local. Porém, a retomada do espaço foi lenta e apenas em 1996, a convite da Prefeitura do Rio, os arquitetos Ernani Freire e Sônia Lopes desenvolveram o projeto final da casa que une às ruínas do palacete neocolonial a estruturas modernistas.

 

Visita ao Parque das Ruínas

Incrustado no bairro de Santa Teresa, o espaço administrado pela Secretaria Municipal de Cultura, foi inaugurado como centro cultural em 1997 e abriga atualmente exposições artísticas, feiras culturais e apresentações musicais. As ruínas da casa são uma atração à parte e atrai muitos visitantes que se encantam pela arquitetura que destoa da região bem como por sua programação gratuita. A minha visita foi em um quinta-feira nublada no final de junho, havia pouca gente circulando e a maior parte delas eram turistas. Aproveitei para caminhar pelo espaço e tirar algumas fotos, brincando com o timer do celular. Não é que deu certo?

 

 

Informações sobre o Parque das Ruínas

Rua Murtinho Nobre, 169 – Santa Teresa, Rio de Janeiro – RJ

Aberto de terça à domingo das 8h às 18h

https://www.facebook.com/parquedasruinas

 


Acompanhe o Mulheres Viajantes blog em outras mídias

Email: mulheresviajantesblog@gmail.com

Facebook: https://www.facebook.com/mulheresviajantesblog/

Blog: mulheresviajantes.com

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.